Inauguração da árvore "As Ruas onde Moramos"

Para assinalar esta quadra natalícia que agora começa, no final da tarde do dia 4 de dezembro, os alunos do 4.ºano e o 6.ºC assinalaram mais um momento especial neste projeto que faz parte da sua caminhada como estudantes, o NEPSO (Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião). Este ano o tema do estudo “@MAR Vila Praia de Âncora, um olhar sobre as nossas ruas”.
A cerimónia começou com o agradecimento da presença de toda a comunidade educativa, as nossas famílias, associação de pais, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Município de Caminha e direção do nosso querido Agrupamento.

A inauguração a iluminação de uma árvore especial alusiva às ruas, foi feita com a colaboração do Clube de Música, acompanhado pela professora Manuela Moura, que apresentou “Gontinhães”, obra do compositor Rudesindo Soutelo.

Ao longo dos tempos, muitos escritores conhecidos e menos conhecidos dedicaram a sua escrita às ruas. Os alunos convidaram os presentes a escutar a declamação de alguns desses poemas.

Houve, também lugar para um agradecimento muito especial ao compositor Rudesindo Soutelo e ao escritor do livro “Toponímia de Vila Praia de Âncora”, Domingos Manuel de Paula e Vasconcelos.

Para finalizar, os alunos convidaram os presentes a escrever o seu sonho no placar e em troca receberam um sonho delicioso confecionado pelo cantina.



No final, em coro, os jovens estudantes deixaram a seguinte mensagem "Não se esqueçam, nós somos fruto da sociedade,  as ruas contam a nossa história e a dos outros!"


As turmas envolvidas agradecem do fundo do coração💚 a todos e todas que tornaram estes momentos possíveis. 


À descoberta da Rua Aniceto Pontes, Vila Praia de Âncora - Se dúvidas ainda restavam foram dissipadas

Aproveitando um bocadinho de sol, no dia 21 de novembro, partimos à descoberta da Rua Aniceto Pontes e se dúvidas ainda restavam foram dissipadas.


Prestamos aqui a nossa homenagem ao construtor civil de Lisboa, Aniceto Rodrigo Pontes, que ofereceu tão belo monumento a Vila Praia de Âncora. 

O nosso muito obrigada ao Sr. Aniceto Rodrigues Pontes!

"CALVÁRIO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA / MONTE DO CALVÁRIO

Santuário implantado no Monte do Calvário, amplo miradouro sobre a foz do rio Âncora e Vila Praia de Âncora. É composto por escadório com catorze cruzes marcando as estações da Via-Sacra, algumas delas refeitas após restauro de 1904, possuindo a existente junto à capela, no topo, a data de 1678. A capela chamada do Divino Salvador de Bulhente, transladada para este local em 1717 por ordem do Arcebispo de Braga D. Rodrigo de Moura Teles, é rodeada por adro murado com plátanos, tílias, freixos e um notável sobreiro. Atrás da capela existe uma fonte neoclássica com a data de 1882 e a encosta do monte, com caminhos serpenteantes, com bancos e mesas e um auditório ao ar livre, culminando no topo numa pequena capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, oferecida em 1926 por Aniceto Rodrigo Pontes, construtor civil de Lisboa, como atesta lápide na fachada. A preceder esta capela o amplo miradouro sobre a paisagem. O monte possui sobreiros, pinheiros, acácias e ciprestes de Lawson." 

Fonte: https://jardinshistoricos.pt/ad/218; Associação Portuguesa de Jardins Históricos

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

Vejam o vídeo com o registo da atividade, através dele descubram a importância da geometria nas ruas e a confusão de um morador com o nome da rua.

Rua Miguel Bombarda, Vila Praia de Âncora - Trabalho do Ivo Martins

 

Rua Aniceto Pontes, Vila Praia de Âncora - Trabalho do Martim


Rua 31 de Janeiro, Vila Praia de Âncora - Trabalho da Nargis Hussaini

 

Passeio Francisco Sampaio, Vila Praia de Âncora - Trabalho de Bernardo Nicolau

 

EB/S do Vale do Âncora obtêm o 1ºLugar no Projeto Rato de Biblioteca, promovido pela Fundação Vox Populi, com o tema “@mar Vila Praia de Âncora, a energia que lhe dá vida”

A Educação é um dos pilares estruturantes no progresso da sociedade e estratégicos de desenvolvimento, assim, o Agrupamento de Escolas do Co...