Um mapa GIGANTE de Vila Praia de Âncora

Os mapas ajudam-nos a conhecer o mundo e suas características, por isso, pedimos o apoio da Câmara Municipal de Caminha para a impressão de um mapa GIGANTE de Vila Praia de Âncora, o qual serviu de grande motivação para o nosso projeto.

Sabia que apesar de serem praticamente indispensáveis nas nossas vidas, muitas pessoas não conseguem entender a importância dos mapas. Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.

Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.

Através das nossas pesquisas descobrimos as principais utilidades dos mapas: localização, comunicação, conhecimento (os mapas podem ser lidos, pois representam uma forma de linguagem, designando os seus significados através de cores e símbolos que devem ter os seus conteúdos expressos na legenda) e medir distâncias.

A orientação correta num mapa é essencial para garantir que as informações representadas se alinhem adequadamente com a realidade geográfica. A orientação facilita a interpretação, a navegação e a comparação, além de seguir convenções culturais amplamente reconhecidas.

Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Caminha.

Aqui deixamos um pequeno registo dos trabalhos iniciados à volta do mapa GIGANTE.

À descoberta da importância do código postal

Sabe qual é a importância do código postal e o que significam os dígitos nele presentes?

Nós descobrimos tudo e até fizemos uma pequena entrevista num Ponto dos CTT!

Ora vejam...

Conversas na Biblioteca Escolar com o tema "@Vila Praia de Âncora, um olhar sobre as ruas onde moramos"

Existe um livro “Toponímia de Vila Praia de Âncora” de Domingos Manuel de Paula e Vasconcelos, editado em 2000 pela Gráfica d Âncora, número de exemplares 1000, logo é um livro raro, que não podemos adquirir facilmente.

Através da pesquisa e apoio do dicionário de língua portuguesa descobrimos que “topónimo” é o nome de um lugar, cidade, vila, povoação… e que “toponímia” é a designação dos lugares pelos seus nomes. Estudo da origem dos nomes de lugares.

Nós estamos a estudar o topónimo de Vila Praia de Âncora e a sua toponímia, ou seja, as suas ruas.

Sabiam que, através das pesquisas no livro, descobrimos que em 1904, um grupo de Ancorenses fundou o 1º jornal do Vale do Âncora “A VOZ DO ÂNCORA”, semanário e um dos seus redatores, António Paula, dá o nome a uma das nossas ruas.

Outra curiosidade que descobrimos com o apoio do livro e Avenida 8 de julho é que antigamente as leis eram publicadas no “DIÁRIO DO GOVÊRNO” e atualmente são no “DIÁRIO DA REPÚBLICA”.

Não se esqueçam, nós somos fruto da sociedade, 

as ruas contam a nossa história e a dos outros!

Apresentação da Matilde e testemunho do coordenador da escola, prof. Flamiano

Testemunho da professora bibliotecária Natividade 

Testemunho da professora Marília

Testemunho da Sra. Paula


Uma salva de palmas para a nossa biblioteca, 
um lugar mágico!

EB/S do Vale do Âncora obtêm o 1ºLugar no Projeto Rato de Biblioteca, promovido pela Fundação Vox Populi, com o tema “@mar Vila Praia de Âncora, a energia que lhe dá vida”

A Educação é um dos pilares estruturantes no progresso da sociedade e estratégicos de desenvolvimento, assim, o Agrupamento de Escolas do Co...