A Educação Visual e Tecnológica e a Sardinha - 5º C

A Educação Visual e Tecnológica é uma disciplina que faz a abordagem integrada dos aspetos visuais e tecnológicos, dentro de uma área pluridisciplinar de Educação Artística e Tecnológica. Partindo da realidade prática para o conhecimento teórico não se pretende com a Educação Visual e Tecnológica a formação artística nem a formação técnica, mas sim explorar a expressão, a resolução de problemas e a relação indivíduo/sociedade, através do desenvolvimento de competências integrando noções, métodos e instrumentos de trabalho fundamentais nas áreas essenciais do saber e do saber fazer a par com a formação cívica e moral, orientadas para o desenvolvimento de atitudes ativas e conscientes perante a comunidade. 

Nesta disciplina faz-se a abordagem dos conteúdos programáticos centrando o ensino/aprendizagem no aluno, segundo uma pedagogia de centro de interesses e resolução prática de problemas. Os saberes teóricos e práticos trabalham-se em simultâneo, no desenvolvimento de Unidades de Trabalho, com aplicação do “método de resolução de problemas” e/ou “estimulação criativa”.

A turma do 5.º C com o apoio da professora Dora ao longo do ano letivo trabalharam a temática “Como chega a sardinha ao nosso prato?”. No dia 19 de maio, Dia do Mar, expuseram o seu trabalho à comunidade educativa.

Ora vejam o magnifico trabalho desenvolvido.


Campanha de sensibilização “Mar Fixe! Praia Limpa! Biodiversidade Saudável! Sardinha Feliz!”

No Internacional do Mar e Dia Nacional da Escola Azul, 19 de maio de 2023, a escola organizou "Limpeza de Praia". Os alunos no âmbito do projeto NEPSO deixam uma mensagem com esta atividade “Mar Fixe! Praia Limpa! Biodiversidade Saudável! Sardinha Feliz!”. 


Esta atividade envolveu a Câmara Municipal de Caminha, Escola Segura (GNR), Polícia Marítima e Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), outras escolas do agrupamento, pais/encarregados de educação e os idosos do Lar de Santa Rita, da Santa Casa da Misericórdia de Caminha.


Fase: Tratamento de Dados

“NEPSO - Escola Opinião 2022/2023”, que conta com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral da Educação, com o objetivo de continuar a divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Opinião nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. Em última análise, como forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses, através da consciencialização para as realidades envolventes, e da mudança de atitude que esse conhecimento pode implicar.

Uma pequena amostra de como decorreram os trabalhos desta fase do projeto.