Visita de estudo ao Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira - VA3A e VA4A

No Aquário Público do Rio os alunos observaram, em aquários com volumes entre 1200 e 5000 litros, a vida aquática dos biótopos mais caraterísticos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário. Os alunos fizeram um percurso que simula a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz. Numa zona exterior do edifício, existe um lontrário, onde puderam ver a lontra Miranda, espécie ainda presente na bacia hidrográfica.

No Museu das Pescas estão expostas, permanentemente, artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), objetos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias a p/b.

Na atividade "Como os animais se protegem” os alunos falaram de animais com penas, com escamas, com pelo ou com carapaça e também de animais que são mesmo capazes de mudar de cor para se camuflarem. Esta atividade permitiu ficar a saber as diferentes formas que os animais, assim como a sardinha, têm para se protegerem das condições ambientais ou mesmo de passarem despercebidos na Natureza. 





Os bilhetes de entrada no Aquamuseu e do comboio foram pagos através da Angariação de fundos que estão a ser organizadas pelas representantes da turma com a colaboração de todos os pais/encarregados de educação.

Agradecemos a todos os pais/encarregados de educação que fizeram estes dias possíveis.

Depois da conversa com o Sr. Vasco Presa na sala de aula da turma VA3A

 

À conversa com o Sr. Vasco Presa, um pescador do Oceano Atlântico, sobre a sardinha - VA3A e VA4A

O Sr. Vasco Presa, pescador ao longo da sua vida, esteve à conversa com as turmas VA3A e VA4A sobre a sardinha.

Os nossos agradecimentos ao Sr. Vasco Presa.