No dia 30 de janeiro, o professor de História e coordenador da nossa Biblioteca Escolar, Paulo Bento, deslocou-se à Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora para falar sobre a toponímia de Vila Praia de Âncora aos alunos das turmas envolvidas no projeto NEPSO "@amar Vila Praia de Âncora, cem anos de elevação a vila", Vila Praia de Âncora, um olhar sobre as ruas onde moramos.
Paulo Bento começou por se apresentar como professor de História, historiador e escritor de vários livros sobre a história do concelho.
Deu a conhecer que há obras sobre as ruas das duas vilas, Caminha e Vila Praia de Âncora, a primeira realizada pelo professor Paulo Bento e a segunda por Domingos Vasconcelos que, por motivos de saúde, não pôde estar presente.
Referiu que Caminha tem 55 ruas mas que Vila Praia tem muitas mais, deixando como TPC os alunos descobrirem quantas ruas estão nomeadas em Vila Praia de Âncora.
No âmbito da comemoração do centenário de elevação de Praia de Âncora a Vila, falou da origem do nome de Vila Praia de Âncora. Destacou o papel que Vila Praia de Âncora teve na implantação da República, das grandes figuras da Vila, com destaque para as três gerações da família Ramos Pereira.
Disse que não é por acaso que Vila Praia de Âncora tem 15 ruas relacionadas com a República e 6 com o 25 de abril.
A palestra desenvolveu-se com um bom ritmo onde os alunos puderam colocar questões e tiveram oportunidade para se identificarem como morador nessa ou naquela rua nomeada por Paulo Bento.
Um bocadinho sobre o nosso querido professor Paulo Bento
Licenciado em História pela Universidade do Porto e Mestre em Educação pela Universidade do Minho, é professor de História e bibliotecário na Escola Básica e Secundária de Caminha. É autor, entre outras, das monografias "José Porto (1883-1965). Desvendando o arquiteto de Vilar de Mouros" (2003), "Flausino Torres (1906-1974). Documentos e Fragmentos Biográficos de um Intelectual Antifascista" (2006), "Ruas de Caminha. Toponímia e História da Vila da Foz do Minho" (2009), "Da Monarquia à República no concelho de Caminha. Crónica política (1906-1913)" (2010), "Do Coura se fez Luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)" (2012), "História Nossa. Crónicas de tempos passados por terras de Caminha e Âncora" (2015) e "República em Tumulto. O concelho de Caminha nos anos da Grande Guerra, de Sidónio à Monarquia do Norte e da Pneumónica (1914-1919)".
Os nossos agradecimentos ao professor Paulo Bento.