A nossa gastronomia – sardinha panada

Cozinhar requer certas habilidades organizacionais. A capacidade de reunir todos os ingredientes necessários, ter todos os utensílios prontos e planear o tempo para que tudo esteja pronto a horas são habilidades que serão para toda a vida. Aprender a pensar no futuro é necessário tanto na cozinha como na vida. Muitas crianças torcem o nariz quando lhe apresentam um prato de sopa, ou de peixe. Ao ensinar uma criança a cozinhar está a fazer com que esta se sinta parte do processo de conceção da refeição, o que vai torná-la mais recetiva ao preparado. Manipular diferentes alimentos e preparar um prato desperta a curiosidade para experimentar algo que, antes, as crianças poderiam até achar que não gostavam.

Será que resulta?

Verifique clicando no vídeo que se segue.



Atividade experimental no laboratório - Anatomia da sardinha

A importância do trabalho experimental na educação em Ciências tem sido amplamente reconhecida por investigadores, professores e outros profissionais ligados à educação.

De acordo com investigadores ligados à área da educação, uma boa aprendizagem exige a participação ativa do aluno, de modo a construir e reconstruir o seu próprio conhecimento (Almeida, 1998).

No dia 19 de outubro, os alunos das turmas VA3A, VA3B e VA4 da EBS do Vale de Âncora tiveram a oportunidade de no laboratório observar a anatomia da sardinha que contou com a partilha de saberes do coordenador da escola, professor Flamiano.

Os alunos tiveram a liberdade de se organizarem em grupos de trabalhos, experimentar e tirar conclusões. Todos os alunos participaram de forma ativa e entusiasmada nesta atividade.


Antes de ir para o laboratório nas salas de aula.


O mundo que te rodeia está cheio de coisas curiosas. É importante que tu as conheças e que percebas como é que tudo funciona à tua volta! Para ser mais fácil descobrires o porquê das coisas.