No laboratório físico-química os alunos utilizaram as ciências experimentais para compreender o funcionamento da energia elétrica ficaram assim consolidaram os seguintes conceitos:
-A energia elétrica é uma forma de energia que tem uma ampla variedade de usos no quotidiano. Pode ser produzida em centrais elétricas e a partir de baterias; pode ser usada de diferentes maneiras para fornecer iluminação e aquecimento e para fazer trabalhar dispositivos que, por isso, se designam aparelhos elétricos.
-Para que exista uma corrente elétrica entre uma fonte e um recetor é necessário existir uma diferença de potencial (ou tensão) na fonte e ligar os polos desta ao recetor por meio de condutores.
-Para uma corrente elétrica fluir deve haver um circuito fechado: fios de materiais condutores ligam entre si a fonte (por exemplo, uma pilha) a um ou mais recetores (por exemplo, uma ou mais lâmpadas), facto confirmado pelo acender da lâmpada.
-Um interruptor num circuito elétrico permite abrir e fechar esse circuito sem desfazer as ligações entre os diferentes elementos do circuito. Se o interruptor está aberto, o circuito está interrompido, não deixando passar a corrente elétrica; se o interruptor está fechado, o circuito fica fechado e a corrente elétrica passa através de todo o circuito.
-Mudanças na resistência de um circuito (por exemplo alterando o número ou tipo de componentes ou a forma como estão ligados — em série ou em paralelo) irá alterar a intensidade da corrente que o atravessa.
-Alguns materiais, como os metais e a grafite, deixam passar a corrente elétrica - são bons condutores. Outros, tais como a borracha, não deixam passar facilmente a corrente elétrica - são maus condutores.