A energia elétrica e as ciências experimentais

No laboratório físico-química os alunos utilizaram as ciências experimentais para compreender o funcionamento da energia elétrica ficaram assim consolidaram os seguintes conceitos:

-A energia elétrica é uma forma de energia que tem uma ampla variedade de usos no quotidiano. Pode ser produzida em centrais elétricas e a partir de baterias; pode ser usada de diferentes maneiras para fornecer iluminação e aquecimento e para fazer trabalhar dispositivos que, por isso, se designam aparelhos elétricos.

-Para que exista uma corrente elétrica entre uma fonte e um recetor é necessário existir uma diferença de potencial (ou tensão) na fonte e ligar os polos desta ao recetor por meio de condutores.

-Para uma corrente elétrica fluir deve haver um circuito fechado: fios de materiais condutores ligam entre si a fonte (por exemplo, uma pilha) a um ou mais recetores (por exemplo, uma ou mais lâmpadas), facto confirmado pelo acender da lâmpada.

-Um interruptor num circuito elétrico permite abrir e fechar esse circuito sem desfazer as ligações entre os diferentes elementos do circuito. Se o interruptor está aberto, o circuito está interrompido, não deixando passar a corrente elétrica; se o interruptor está fechado, o circuito fica fechado e a corrente elétrica passa através de todo o circuito.

-Mudanças na resistência de um circuito (por exemplo alterando o número ou tipo de componentes ou a forma como estão ligados — em série ou em paralelo) irá alterar a intensidade da corrente que o atravessa.

-Alguns materiais, como os metais e a grafite, deixam passar a corrente elétrica - são bons condutores. Outros, tais como a borracha, não deixam passar facilmente a corrente elétrica - são maus condutores.


Saudação ao sol – Partilha de saberes entre o 4.º ano e as turmas 5.ºA e 6.ºC

O sol representa o conhecimento e a clareza que todos possuem e que, graças à prática constante de saudar o sol, é possível despertá-lo dentro de nós.
Os movimentos e as posturas da saudação ao sol lembram o nascer e o pôr do sol. O movimento cíclico reflete completamente a vida do sol que nasce no horizonte, sobe e desce novamente para retornar ao ponto de partida.
O sol e a sua energia são vitais para a vida no planeta Terra, assim, os alunos do 4.º ano e as turmas do 5.ºA e 6.ºC partilharam saberes nas aulas de educação física da prof. Cecília Terleira.

Veja os momentos mágicos vividos nesta atividade.

A música e as ruas da minha terra

A música possui um papel importante na educação das crianças. Além de contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, facilita ainda o processo de aprendizagem.
A música vai construindo todo um processo de conhecimento, favorecendo:
-O desenvolvimento da sensibilidade;
-O senso rítmico;
-O prazer de ouvir música;
-A criatividade, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção;
-O respeito pelo outro;
-A socialização e a afetividade, contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Assim, ao longo deste ano letivo, a prof. Manuela Moura, questionou os alunos “O que já sabem sobre as ruas de Vila Praia de Âncora?” com as respostas criou a letra de uma canção que homenageia a nossa “às nossas ruas”. O compositor Rudesindo Soutelo, mais uma vez, compôs a música.
A música e letra são inéditas e criadas de raiz. Não temos palavras para agradecer todo o apoio destes músicos, Rudesindo Soutelo e Manuela Moura.

Deixamos aqui um cheirinho...às ruas da minha terra.


EB/S do Vale do Âncora obtêm o 1ºLugar no Projeto Rato de Biblioteca, promovido pela Fundação Vox Populi, com o tema “@mar Vila Praia de Âncora, a energia que lhe dá vida”

A Educação é um dos pilares estruturantes no progresso da sociedade e estratégicos de desenvolvimento, assim, o Agrupamento de Escolas do Co...