O Cardume Que Não É… ou guia das sardinhas que poderiam ter existido

 A sardinha é um animal extraordinário… quando menos se espera, ela salta à nossa frente, agitando as águas tranquilas em que navegamos. 


Tudo começou numa aula de Português, quando a professora propôs aos alunos do 5.ºC de VPA a leitura da obra “A Arca de Não É… ou guia dos animais que poderiam ter existido”, de Miguel Neto. O livro foi um sucesso! Todos se divertiram com aqueles animais caricatos, todos discutiram as impossibilidades anatómicas daqueles seres, todos defenderam as suas preferências… 

- E se escrevêssemos um texto sobre a sardinha? 

E pronto! Já mais ninguém conseguiu parar esta ideia: escrever textos, à maneira de Miguel Neto, em que a sardinha tinha o papel principal. 

Fizeram-se grupos de trabalho, discutiu-se (muito) que animais poderiam complementar a sardinha, fizeram-se pesquisas sobre a anatomia e habitat desses seres e, finalmente, passou-se à escrita. 

Não pensem que foi fácil. A convivência da sardinha com animais tão distintos nem sempre foi pacífica mas, aos poucos, eles foram-se conhecendo melhor, foram aceitando as suas pequenas imperfeições e acabaram por se tornar verdadeiras obras primas da imaginação. 








Finalmente, cada grupo apresentou à turma a sua inusitada sardinha. E as várias sardinhas juntaram-se, formaram um cardume, e andam agora à solta pela escola em busca de novos desafios… 


Aguardem pelas novidades! 👀🐟

Prof. Cidália Gomes 

EB/S do Vale do Âncora obtêm o 1ºLugar no Projeto Rato de Biblioteca, promovido pela Fundação Vox Populi, com o tema “@mar Vila Praia de Âncora, a energia que lhe dá vida”

A Educação é um dos pilares estruturantes no progresso da sociedade e estratégicos de desenvolvimento, assim, o Agrupamento de Escolas do Co...