Conversas com a bióloga marinha, Rafaela PauloTeixeira - Fish4Me - A sustentabilidade marinha

No passado dia 25 de janeiro, a convite da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, 75 alunos dos 8 aos 11 anos, turmas VA3A, VA3B, VA4A e 5.ºC tiveram uma sessão sobre a problemática da pesca ilegal, não regulada e não reportada e da necessidade de termos consciência para a sustentabilidade da compra do pescado com a dinamização por parte da fundadora da Fish4Me/CEO (Peixe para mim), a jovem bióloga marinha, Rafaela Paulo Teixeira, com 26 anos já fez coisas extraordinárias na sua curta viva, estudou na Universidade do Algarve, fez parte do programa Study of the U.S Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe, nos Estados Unidos. O Fish4Me foi o projeto vencedor do Capstone Project Award onde conseguiu os primeiros apoios para iniciar este projeto.


Segundo a Rafaela Paulo Teixeira “O acesso à informação torna possível ao consumidor tomar decisões ambientais mais conscientes, escolhas essas que, no âmbito deste projeto, é a compra de peixes sustentável. Deste modo, os consumidores ajudam a preservar todo o conjunto de ecossistemas do nosso planeta, pis tudo na Terra está interligado em perfeita harmonia.”

Rafaela Paulo Teixeira ao longo da sua exposição deixou muitas mensagens importantes...
“Eu adoro sardinha! Um dia quando tinha 10 ou 12 anos cheguei a casa e a minha mãe disse-me algo que me fez pensar: - Já não se pode comer sardinha este ano.”
“Se os stocks de sardinha e de outros peixes pequenos acabar os oceanos vão colapsar.”
“Tudo o que gostamos quando somos pequenos pode um dia florar na nossa vida e dar origem a alguma coisa útil.”
“A vossa geração pode ter um impacto muito importante no futuro.”
Agora convido-o(a) a ver os vídeos que se seguem. Acredite vai ficar muito esclarecido(a).


Todos os alunos e professores participantes receberam a oferta dos Itens do merchandize do Fish4Me.

O final da sessão foi marcado com um abraço caloroso e espontâneo por parte dos alunos à palestrante.

A jovem bióloga marinha, Rafaela Paulo Teixeira, necessita de apoios para continuar a sua caminhada em prol da sustentabilidade da vida marinha, para isso, todos podemos ajudar. Como?
-Fazendo uma doação, para isso basta clicar no seguinte link https://fish4me.pt/doacoes/
-Comprando um os Itens do merchandize do Fish4Me https://fish4me.pt/produtos-loja/
-Utilizando a sua app, para aceder a bastará aceder ao link https://app.fish4me.pt

Esta app, de uma forma rápida e eficaz de fornecer informações ao consumidor final acerca da origem e sustentabilidade dos peixes. Para isso a aplicação móvel, cujo nome é Fish4Me, visa fornecer tais informações sobre os peixes mais comumente pescados no seu país. Ao adquirir informações sobre como comprar peixe sustentável, os consumidores irão aumentar as chances de haver uma redução significativa da pesca INN, tornando os ecossistemas dos nossos mares mais saudáveis.

Os nossos agradecimentos e abraços à jovem, Rafaela Paulo Teixeira e à Fish4Me.

Conversas com o Prof. Paulo Bento na Biblioteca Escolar

No dia 30 de janeiro, o professor de História e coordenador da nossa Biblioteca Escolar, Paulo Bento, deslocou-se à Biblioteca Escolar da Es...